SEO: GARANTA SEU SITE NA PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE DE GRAÇA!
Se existe uma pergunta que fica martelando na cabeça de todos aqueles que possuem uma página é: “O que posso fazer para que meu site pare na primeira página do Google?”. Geralmente, essa pergunta nunca vem só, pois é logo prosseguida por: “É possível conseguir isso de graça?”.
É claro que estamos falando de uma plataforma que atende milhões de pessoas ao redor do mundo e todas elas com os anseios muito parecidos. Portanto, é de se presumir que estar entre os primeiros no maior site de busca do mundo não é lá a tarefa mais fácil de se realizar.
Entretanto, é claro que existem alguns macetes que, uma vez dominados, podem encaminhar qualquer página para o topo. O caminho mais curto pode vir por meio de um SEO que atenda as suas necessidades e ainda por cima revolucione o modo com o qual você lida com os seus negócios digitais.
Mas afinal de contas, o que é um SEO? Como isso pode me ajudar? É uma aposta segura? Se você fez algumas dessas perguntas, não perca tempo e confira logo a seguir a resposta para essas e outras tantas.
Sendo assim, fique conosco e descubra de uma vez o que é um SEO e como ele pode colocar o seu site na primeira página do Google.
Afinal, o que é o SEO?
A sigla SEO provém do inglês e quer dizer Search Engine Optimization ou otimização do motor de busca, em tradução livre. É, como o próprio nome diz, um conjunto de técnicas e métodos, previamente estudados e testados, de otimização de sites, blogs e páginas.
Essa otimização tem com um dos objetivos principais uma boa posição nos mecanismos de busca da Internet (obviamente, o Google é o mais importante desses mecanismos, com cerca de 90% do tráfego da Internet!)
Basicamente, um SEO serve para transformar uma página com pouca ou nenhuma visita em uma das páginas mais acessada da categoria. Tarefa simples, não é mesmo? Claro que você pode pensar: “Não seria mais fácil pagar um anúncio no Google do que um uma empresa de SEO?”.
Digamos que um anúncio pago não passa a mesma credibilidade que passa um resultado orgânico.
Não sabe o que é um resultado orgânico? Vamos abrir um parêntese e, de maneira sucinta, esclarecer esse conceito tão importante. Acompanhe:
• A busca orgânica
Basicamente, a busca orgânica pode ser classificada como a pesquisa realizada em sites de busca em que os resultados não são anúncios patrocinados. Isso é importante, pois mostra que a página em questão está realmente sendo consultada por mérito próprio e não por meio da famosa “compra de vaga”. Até mesmo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) revelou que cerca de 70% dos usuários preferem clicar em links não patrocinados.
• A importância da busca orgânica
Como mencionado acima, a busca orgânica legitima o site encontrado. Se sua página estiver na primeira página do Google como resultado de uma busca orgânica, o internauta associará a sua empresa a qualidade e conteúdo relevante. A mesma pesquisa do IBOPE também indica que por volta de 30% a 40% dos internautas deduzem que o site que consta na primeira página do Google, resultante de uma pesquisa orgânica, é da empresa líder do setor em quesito.
Todavia, tendo em vista que em 1/8 de segundo o Google analisa mais de 200 fatores para definir quais são os sites relevantes para o conjunto de palavras pesquisadas e, apenas em 2019, 77,440 mil pesquisas por segundo e mais de 3,5 bilhões de buscas no Google foram feitas em apenas um dia (segundo o Internet Live Stats), um SEO se faz muito mais do que necessário.
Quais são as vantagens de um SEO?
É o SEO que irá estimular o crescimento orgânico do seu site, conquistando novos clientes e angariando novas visitas. Além disso, o SEO é uma forma democrática de acesso à primeira página do Google, pois arranca esse privilégio de mãos nas quais o único esforço que tiveram que fazer foi desembolsar certa quantia ao Google.
Confira outras vantagens do SEO:
1. Tráfego de qualidade
Não basta apenas desejar mais visitas e se contentar quando elas ocorrem. O tráfego que passa pelo seu site precisa ser qualificado, precisa ser um público realmente interessado no que você tem a oferecer. Logo, chegar a esse público não é tão simples quanto parece, só uma empresa de SEO experiente pode ser capaz de alcançar tal feito.
2. Funil de compra
Sabe o ciclo de compra do consumidor? Não necessariamente ele tenha que acontecer no exato momento em que o cliente realiza uma busca no Google. Ele pode ser encaminhado. E é nessa hora que um SEO de qualidade será de grande valor, visto que é ele que conduzirá o seu cliente em potencial através do funil de compra, aumentando as chances de que a venda se concretize.
3. Resultados de fácil compreensão
Quem empreende sabe como é difícil administrar todas as etapas do empreendimento. Um SEO bem organizado é capaz de apresentar resultados práticos, organizados é de fácil compreensão. Isso otimiza o seu tempo e torna mais fácil qualquer tomada de decisão, sem aquela sensação de “me sinto perdido nesse mar de informações!”. É organizando os seus resultados que você melhor organizará o seu negócio.
4. Baixos custos
Contratar um bom SEO é muito mais compensador do que pagar um anúncio no Google. As campanhas publicitárias nessa ferramenta de busca costumam ser sucessivas, além de necessitarem de constante injeção de capital. Já o investimento em um SEO eficiente, que não aumente apenas a credibilidade ao seu site, mas também as visitas orgânicas, é muito mais compensador.
5. Retorno contínuo
Vimos que as campanhas publicitárias do Google precisam ser constantemente alimentadas. Com isso, a principal desvantagem de um anúncio pago é a sua casualidade. Isto é, se você parar de pagar o anúncio, o retorno cessa de imediato. Não é algo contínuo, não é uma conquista consolidada. Ao contrário do crescimento orgânico que, mesmo após o fim das ações do SEO, continuam gerando frutos e alimentando o tráfego de sua página.
Quais são as principais estratégias SEO?
Cada site tem suas necessidades, mas de modo geral, existem algumas estratégicas básicas de um bom SEO. Dentre elas, se destacam:
• Title tag: esse é o ponto de partida. O title tag é o título da página e será o primeiro conjunto de palavras que aparecerá na pesquisa. É o cartão de visita onde você precisará conquistar e convencer o usuário a clicar em sua página. Sendo assim, o melhor a se fazer é pensar em um bom título para a sua página, original, criativo e que tenha a ver com a sua empresa.
• Meta descriptions: logo abaixo do title tag existe um resumo que é conhecido como meta description. Assim como o título, ela também precisa ser clara, criativa e atraente, e um bom SEO tem todos os macetes para realizar essa tarefa.
• URL: também de extrema importância, a URL precisa sempre ser clara e objetiva sobre qual assunto está tratando na página. Além de disso, toda URL precisa conter palavra-chave, que é o tópico seguinte.
• Palavra-chave: instrumento fundamental de um SEO, a palavra-chave tem que estar presente em todo lugar, desde a URL ao conteúdo. O Google usa muito a palavra-chave como critério de posicionamento, portanto, saber trabalhar com ela é uma das chaves de um bom SEO.
• H2: Sempre que necessário usar um subtítulo, o H2 precisa ser inserido. Contudo, existem limites em que é recomendável o uso desse artifício e uma empresa especializada sabe muito bem reconhecer esses limites, algo que um amador dificilmente conseguiria.
• Link interno: o link interno é uma das melhores estratégias para levar o leitor a um grande passeio pelo seu site. É por meio dele que você pode embasar o seu argumento e, de quebra, enviar o usuário para outro artigo em sua própria página! Sabemos que quanto mais tempo um cliente passa navegando por um site, maior é a chance de esse mesmo cliente consumir algum produto.
• Design responsivo: você já parou para pensar em como o seu site fica quando é acessado pelo celular ou por um tablet? Pois é, isso também é de extrema importância para a popularidade e credibilidade de um site. Não se esqueça de que o Brasil tem 230 milhões de smartphones em circulação, segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Assim, ter um site responsivo, que se adéqua a todos os aparelhos, é indispensável para o sucesso.
• Link Building: sabe a famosa referência? O Google sabe quando seu site é citado ou linkado por outra pessoa ou outro site e também usa isso como critério de relevância para posicionamento.
• Conteúdo: toda a técnica citada há pouco, de nada valerá se o site não tiver substância. Toda a seriedade é passada por meio de um conteúdo honesto e que respeita a inteligência do cliente. A credibilidade e o respeito não se conquistam da noite para o dia, muito menos com textos rasos e sem valor. Invista em uma empresa de SEO com redatores capacitados e compromissados com o que fazem.
• Publicidade: o conteúdo pode até ser bom, mas ainda sim apenas uma meia dúzia de visitantes chega até a sua página, o que será que está faltando? Falta uma boa divulgação. É preciso divulgar o seu site e suas postagens de tempos em tempos, seja em outros sites, seja em redes sociais. Isso alimenta e aumenta o seu público.
• Ferramentas de monitoramento: toda estratégia precisa ser monitora para melhor entender o seus resultados. Por isso, o uso de ferramentas de monitoramentos de resultado de páginas, de conteúdo, de rankings e de visitas são indispensáveis para um SEO de qualidade.
• Relatórios mensais: bons relatórios são capazes de prever situações, estimulando-as ou evitando-as. A parte cientifica do trabalho, onde é possível apontar os erros e acertos da estratégia adotada, melhorando cada vez mais o trabalho do SEO.
O SEO vai conseguir colocar o meu site na primeira página do Google?
Como foi visto, é preciso uma boa estratégia para passar pelo crivo do Google e se posicionar entre os primeiros resultados de uma busca. Olhando os tópicos acima, você logo pode pensar que qualquer pessoa poderia criar e aplicar as técnicas do SEO. Teoricamente você está certo, na prática é que as coisas mudam um pouco.
Veja bem, uma equipe profissional tem toda a experiência e a ciência por traz de suas estratégias de SEO. Ela está apta e acostumada a perceber onde está a falha em seu site, o que pode ser modernizado e por onde começar essa mudança.
São anos a fio lidando e travando esse “combate” com o Google, aprendendo as suas regras e buscando executá-las da melhor maneira possível. É preciso estar atento a todas as pequenas mudanças nas estruturas de avaliação do Google; estar atento à técnicas estrangeiras que ainda não deram as caras por aqui; selecionar a dedo os integrantes da equipe, por meio de testes que comprovem a capacidade de cada um.
É preciso toda uma estrutura e compromisso por trás de uma boa empresa de SEO. Entretanto, não se engane! Apesar de toda seriedade que tem o trabalho de uma equipe de SEO, não existe milagre ou fórmula para o sucesso, o que existe é trabalho duro. Dessa forma, desconfie de toda promessa de sucesso instantâneo ou de louros da vitória antes do tempo.
É bastante improvável que alguém conseguirá colocar o seu site na primeira página do Google em alguns dias ou semanas. Tudo isso é oriundo apenas de trabalho árduo, do contrário, bastaria pagar um anúncio para o Google, não é mesmo?
Antes de contratar qualquer empresa SEO, verifique sua confiabilidade, faça o teste: jogue algumas palavras-chaves no navegador e analise qual a posição do site no ranqueamento do Google. Lembre-se de olhar depois do anúncio, onde aparecem as páginas mais confiáveis e respeitadas do ramo. Por exemplo, pesquise “agência de marketing digital em bh” e veja onde a 2ck está.