Para ter sucesso, aposte em planejamento, invista na plataforma e monte uma equipe que sabe o que quer.
Dentre todas as técnicas debatidas atualmente em fóruns e workshops a respeito de quais passos devem ser seguidos na hora de desenvolver um negócio digital, considera-se que existem três pilares determinantes para o sucesso da loja: planejamento, escolha da plataforma e definição da agência ou equipe especializada que vai tocar o projeto.
Planejamento, apesar de ser uma palavra óbvia, é comumente deixado de lado pelos gestores. Muitas vezes isso ocorre por conta da própria cultura da internet. É comum pensar que as facilidades oferecidas no ambiente digital fatalmente levam ao sucesso, mas o fato é que os projetos online estão cada vez mais difíceis de serem implementados. Além disso, nem sempre é possível conquistar resultados rápidos e é necessário estar muito bem municiado para enfrentar esse tipo de situação.
Por isso é importante saber em que mercado o seu negócio vai se posicionar, qual o verdadeiro público-alvo que deseja atingir, qual o potencial desse mercado em termos de faturamento e qual seu valor de investimento (budget). Além disso, deve-se definir objetivos palpáveis para não gerar frustrações, criar metas ousadas e, principalmente, ter uma ideia clara de como crescer.
Foi-se o tempo também que o “sobrinho” era responsável pela criação e programação de sua loja. Hoje, as pessoas estão muito mais exigentes e querem ter uma experiência marcante dentro do universo digital. Portanto, é fundamental saber que tipo de parceiro ou fornecedor vai contratar.
Atualmente existem inúmeras plataformas prontas de e-commerce. O desafio é saber qual delas se encaixa melhor no seu nível de projeto. Pesquise e conheça os detalhes de cada sistema para fazer a escolha mais assertiva possível. Afinal, a definição da plataforma pode influenciar diretamente nos resultados do projeto final.
Dentre desse cenário, o fator humano surge como algo essencial para o sucesso do negócio. É preciso escolher a dedo quem serão as cabeças pensantes do seu negócio, seja ele um parceiro, no caso de agências, ou seja a equipe interna.
Para escolher o parceiro ou time ideal, é preciso conhecer a experiência dos profissionais no mercado e os erros e acertos cometidos. Além disso, aposte sempre em pessoas com quem você tem nutra afinidade.
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