Os investimentos em marketing digital tem sido cada vez mais repensados pelas empresas. Com a evolução do mercado, os empreendedores precisam se atualizar e ponderar os investimentos.
- Descomplicando os links patrocinados
- Como colocar um anúncio no Google
- Entenda os itens do AdWords
- Grupos de anúncios
- Palavras-chave
- Anúncios
- Métricas
- Não esquecer
Qual empreendedor não gostaria de ver seus anúncios sendo exibidos na primeira página do Google sempre que um potencial cliente está por lá querendo comprar?
Talvez esses anúncios pareçam algo distante da realidade de muitos pequenos empreendedores, mas, na realidade, são acessíveis a qualquer pessoa que queira ver seus resultados do seu negócio crescerem na internet.
Em poucas palavras, Adwords é o serviço de publicidade do Google.
Com ele você pode criar e divulgar anúncios tanto na rede de pesquisas do Google – o famoso buscador – quanto na rede de displays do Google, ou seja, nos sites afiliados. O Google Adwords é um sistema próprio do Google onde empresas que querem anunciar seus produtos e serviços inserem publicidade nos resultados do mecanismo de busca, e em sites de parceiros do Google, através do Adsense.
Google Adsense é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível no site voltado para anúncio de terceiros.
Sentiu necessidade de entender mais sobre os links patrocinados? Pensa em iniciar os investimentos? Então vem comigo!
1. Descomplicando os links patrocinados
Os links patrocinados são também conhecidos como Pay per click – (PPC), onde o anunciante paga apenas quando alguém clica no seu anúncio. Essa condição é interessante para seu negócio, uma vez que o clique é o início do processo de venda. Caso o seu anúncio apareça para um usuário e ele não clique, por exemplo, você não pagará por ele.
Dessa forma, é possível testar diversos tipos de anúncio e descobrir qual deles possui maior e melhor desempenho, investindo em uma opção mais certeira.
1.1 Como colocar um anúncio no Google
Os anúncios do Google AdWords funcionam como um sistema de leilão.
Várias empresas competem pela aparição de seus anúncios tanto no mecanismo de busca quanto em sites de parceiros do Google.
Nesse momento, cada anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca.
A partir daí o Google confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas buscas feitas no próprio Google.
A escolha da empresa “vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do Google (por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário).
A classificação dos anúncios acontece com base no Ad Rank. O Ad Rank define os anúncios exibidos com base em questões como a qualidade do anúncio vs lance no leilão de palavras-chave.
A pontuação que define a qualidade do anúncio nada mais é que uma métrica criada pelo Google para mensurar os fatores de relevância e qualidade de cada um dos anúncios.
Por fim, os anúncios com muitos pontos de qualidade e muito relevantes para o usuário podem ser pagos por um valor menor do que o lance dado pela empresa – por isso, é importante entender que o valor pode ser variável, tudo depende da qualidade dos anúncios da sua empresa.
Um dos benefícios mais incríveis dos links patrocinados é que, ao contrário da mídia tradicional, é possível fazer testes em tempo menor, controlar de forma mais próxima os resultados das campanhas e melhorar sempre que necessário os anúncios para que, ao fim da campanha, seus resultados sejam otimizados (e mais acessíveis ao seu bolso, claro!).
- Entenda os itens do AdWords
Agora que você já sabe da funcionalidade do AdWords, é hora de entender o que aparece na sua conta e como cada item desses deve ser acompanhado.
As campanhas possuem configurações próprias, além de uma organização específica e um budget (orçamento) definido. Elas podem ser definidas, por exemplo, por áreas geográficas e temas específicos – isso ajuda a otimizar o alcance de suas campanhas.
Por exemplo, se você quer fazer anúncios específicos para a cidade de Belo Horizonte, onde possui lojas, terá uma campanha diferente para o estado de Minas Gerais em relação a campanhas para o estado de São Paulo, por exemplo, e elas serão bem direcionadas para cada um deles.
Outra opção de segmentação de campanhas é por temas.
Caso você tenha uma loja de roupas, por exemplo, podemos separar por roupas masculinas, roupas femininas, roupas unissex, roupas infantis, etc.
As opções de segmentação dentro das campanhas são diversas e infinitas. Além disso, você não precisa se preocupar com a quantidade de campanhas criadas: não existe um número pré definido para campanhas que sua empresa pode ter.
Por fim, você ainda pode pausar cada uma delas sempre que julgar necessário, e reativá-las a qualquer momento.
2.2 Grupos de anúncios
Os grupos de anúncios são as unidades menores dentro de uma campanha. Eles contêm as palavras-chave que serão trabalhadas em cada um dos anúncios da empresa.
Ao contrário das campanhas, os grupos de anúncio possuem estruturas um pouco mais complexas. Isso acontece porque as palavras-chave precisam ser muito bem definidas para que as coisas funcionem da melhor forma possível.
2.3 Palavras-chave
São as frases e palavras utilizadas para segmentar de forma precisa cada um dos anúncios.
As palavras-chave são fatores essenciais para anúncios no AdWords.
Isso influencia o projeto do anunciante pois ele precisa considerar as palavras de maior busca pelos usuários para definir quais usará em suas campanhas. Dessa forma, conseguirá redirecionar melhor os anúncios para as pessoas certas.
Essas palavras-chave vão aparecer em diversas variáveis:
- Correspondência ampla: diz respeito a qualquer pesquisa feita pelo usuário que contenha esses termos ou seus sinônimos, independente da ordem. Exemplo: google adwords;
- Ampla modificada: É semelhante à correspondência ampla, mas possui a necessidade dos termos com “+” apareçam na pesquisa, eliminando os possíveis sinônimos. Exemplo: +google+adwords;
- Frase: Uma configuração de palavra-chave que permite que seu anúncio seja exibido somente quando a pesquisa de alguém inclui a frase exata da palavra-chave ou variações aproximadas da frase exata da palavra-chave, com palavras adicionais antes ou depois delas. A palavra-chave de correspondência de frase “google adwords” pode fazer com que seu anúncio seja exibido quando alguém pesquisa “o que é google adwords”, “como usar o google adwords” e “explicações sobre google adowords”.
- Combinação exata: É a combinação mais específica que pode aparecer em uma busca. Com a correspondência exata, você pode exibir seu anúncio para clientes que pesquisarem sua palavra-chave exata ou variações aproximadas dela, exclusivamente. Das quatro opções de correspondência de palavras-chave, a correspondência exata oferece a você o máximo de controle sobre quem vê o anúncio. Ex: [google adwords].
2.4 Anúncios
Um grupo de anúncios contém um ou mais anúncios segmentados por um mesmo conjunto de palavras-chave.
2.5 Métricas
Assim como todas as estratégias de marketing digital, os links patrocinados também precisam de acompanhamento constante para otimização ao fim de cada campanha.
Podemos encontrar métricas como: cliques, impressões, conversões e receita.
As impressões significam quantas vezes o seu anúncio foi mostrado para alguém. Cada vez que um usuário encontra seu anúncio durante uma pesquisa, é registrada uma impressão. Caso o usuário clique nesse anúncio, você ganha um clique e cada vez que um usuário clica em um anúncio e mantém o fluxo de ações até a página de final, o Google Adwords contabiliza uma conversão.
Não esquecer
Não se esqueça de integrar o Google Adwords com o Google Analytics.
Um investimento como links patrocinados não pode ser deixado ao acaso.
Você precisa acompanhar diariamente os frutos dessa estratégia, por isso, não deixe de integrar sua conta do Google Adwords com o Google Analytics.
É com o Google Analytics que você vai poder mensurar seus resultados, como número de impressões dos anúncios, número de cliques, custo por clique (CPC), retorno sobre o investimento (ROI) e uma série de outros indicadores que ajudarão a direcionar seus próximos passos no Google Adwords para potencializar seus resultados.
Para entender a importância do Google Analytics na sua estratégia de links patrocinados, leia este eBook.
Utilizar o Google Adwords, assim como qualquer estratégia de marketing digital, exige acompanhamento frequente dos resultados. Isso é fundamental para que a empresa consiga otimizar suas campanhas e melhorar seus resultados.
Se você quer ter mais entendimento sobre o assunto, recomendamos que baixe nosso outro eBook sobre AdWords.