Pode ser que você já tenha visto os famosos posts impulsionados do Facebook. Eles não são posts simples porque, na realidade, você paga para que sejam visualizados por mais pessoas.
Neste artigo, você conhecerá mais sobre o impulsionamento no Facebook e os benefícios desse recurso para a sua página.
O que é o impulsionamento do Facebook?
A internet veio para mudar tudo e já está realizando mudanças importantes nesse cenário tecnológico.
Uma delas é que uma boa parte das pessoas já tem acesso à internet. E o acesso na internet, por sua vez, permite o acesso às redes sociais, como a gigante Facebook.
Então, se todo mundo está no Facebook, por qual motivo você não vai estar? Você pode argumentar que é uma pessoa diferente, e é claro que entendemos esse ponto.
Mas trabalhar com as redes sociais é importante para quem tem um negócio, pois se todo mundo está nelas, por que não colocar seu negócio nelas também?
Trata-se até de uma forma de lidar com a concorrência, que a cada dia aumenta mais.
Caso você não saiba, o Facebook é uma das principais redes sociais quando se fala na interação entre empresa e cliente.
Isso, porque foi construída de forma a ser bastante dinâmica e com vários recursos, permitindo até mesmo fazer um elogio ou uma pergunta à empresa em poucos cliques e receber também uma resposta rápida.
O impulsionamento faz com que uma publicação no Facebook que só apareceria para quem curtiu e/ou seguiu a página apareça para outras pessoas, vindo como “conteúdo patrocinado”.
Sendo assim, o impulsionamento serve como uma ponte para alcançar pessoas que talvez nem tenham ouvido falar do seu conteúdo e da sua página.
Vale a pena fazer o impulsionamento do Facebook?
À primeira vista, talvez não pareça tão interessante fazer o impulsionamento do Facebook, visto que, quando se quer impulsionar para um número bem maior de pessoas, obviamente é preciso gastar mais.
Mas o impulsionamento é importante, sobretudo para determinados casos.
Se a sua empresa está começando, pode ser interessante conseguir público através do impulsionamento do Facebook.
Se a sua empresa já existe há alguns anos, mas não há uma página na internet, fazer um impulsionamento pode fazê-la ser vista e propagar interesse de quem lê o conteúdo publicado.
Entretanto, mesmo empresas gigantes, que estão na internet desde os primórdios dela, fazem esse tipo de impulsionamento, porque é algo que funciona e gera resultado.
Assim, não importa o tamanho do seu negócio, com o impulsionamento do Facebook é possível crescer ainda mais e alcançar cada vez mais pessoas.
Diferença entre post orgânico e post impulsionado
As postagens no Facebook podem ser orgânicas ou impulsionadas. Se são orgânicas, não houve impulsionamento, não foram pagas.
Elas são mostradas para quem curtiu e/ou seguiu e página e para quem se desloca até a página para visualizar as novidades, por exemplo. Nada muito além disso.
Já o post impulsionado, é aquele que vai ser mostrado para pessoas que não curtiram e/ou seguem a página, ou seja, pessoas que têm interesse nesse tipo de publicação ou mesmo as que não têm.
Como o impulsionamento é também um anúncio, você está anunciando determinado post ou a sua página para outras pessoas.
Se você gosta de dados, saiba que atualmente apenas cerca de 1% das pessoas que curtiram a sua página vão ver sua publicação de maneira orgânica.
Isso, porque o post orgânico não mostra a publicação para todas as pessoas que curtiram sua página, mas sim apenas a uma pequena quantidade delas.
É muito pouco, não acha? Nisso, o botão que sugere o impulsionamento da publicação pode ser muito importante se for usado de maneira correta.
Por ele, é possível fazer com que mais pessoas curtam, comentem e compartilhem, e com isso o alcance orgânico também aumenta.
Qual é a melhor prática de impulsionamento?
Agora que você sabe da importância de impulsionar os seus posts, principalmente os que têm melhor desempenho – o Facebook inclusive faz sugestões para o impulsionamento desses posts em específico -, é o momento de discutir a melhor prática de impulsionamento.
Pagar um impulsionamento é ter a garantia de que sua publicação será vista, mas o lado negativo é que não será garantido se ela será vista pelo público certo.
Isso mesmo, é preciso pensar bem antes de fazer um impulsionamento para que não acabe sendo visto por quem não se interessa pelo conteúdo.
Por isso, aliado à prática de impulsionamento é preciso utilizar uma estratégia comercial para que seu post seja encontrado por pessoas que vão, por exemplo, pagar pelo seu produto/serviço.
Imagine tentar vender uma peça de carro para alguém que não possui carro. É mais ou menos disso que estamos falando.
Para ajudar a encontrar a resposta sobre a melhor prática de impulsionamento, é necessário fazer três perguntas importantes:
– Quem você quer atingir com esse conteúdo?
– Qual é o objetivo da sua empresa?
– Qual é a sua verba de Marketing?
É preciso pensar nas respostas dessas três questões antes de qualquer coisa.
Também é interessante pensar na diferença que o seu negócio tem em relação a outros parecidos.
Apresentar essas diferenças ao público do Facebook já é importante, mas mais importante ainda é patrocinar esses conteúdos que destacam sua empresa frente às outras, pois são esses conteúdos que vão mostrar o quão singular é o seu negócio.
É mais do que ler e estudar o assunto
Mas não basta apenas ler e pesquisar sobre o assunto. O ideal é testar métodos de impulsionamento para saber o que funciona e o que não funciona para a sua empresa, pois tudo pode ser muito relativo.
Os testes podem ser para conquistar outros públicos, testes de outros modelos, de outros conteúdos etc.
Entretanto, mesmo sendo importante fazer testes com alguma constância, dicas são sempre bem-vindas.
Por isso, separamos algumas delas abaixo para que você possa ter um melhor direcionamento sobre suas campanhas de impulsionamento. Dê uma olhada.
Não impulsione qualquer publicação
Mais acima foi falado que o próprio Facebook sugere quais publicações devem ser impulsionadas, com base no desempenho orgânico que conseguiram.
Mas, se a decisão final é sua, pense que impulsionar um conteúdo desinteressante pode ser prejudicial para o seu negócio.
Pense no resultado esperado de cada publicação que você cria. Quais delas têm o resultado mais urgente e mais interessante para você?
Talvez sejam posts de confirmação de eventos ou sugerindo uma compra para o usuário. Talvez não seja nada disso.
O importante é você se fazer essa pergunta e buscar respondê-la.
Impulsionar conteúdo que provavelmente não trará nenhum resultado significativo para a sua empresa pode ser um desperdício de dinheiro que poderia ser usado para o patrocínio de um conteúdo que poderia ser convertido em uma venda ou em uma inscrição do seu canal do YouTube.
A importância da imagem em um anúncio
Não é só importante ter uma imagem no post que será impulsionado. Mais importante ainda é ter uma boa imagem nesse post, certo?
Afinal, as imagens usadas em anúncio simbolizam 50% dos seus resultados. Portanto, escolher uma boa imagem já lhe dá metade da trajetória para o objetivo que traçou.
Em primeiro lugar, é necessário respeitar as regras de texto em imagens que vão para anúncios no Facebook.
A plataforma não gosta que haja mais de 20% de texto no tamanho da imagem que vai para anúncio.
Se acontecer, o anúncio pode não passar e a conta ainda pode ser bloqueada.
Mas lembre-se que nem todo texto conta. Se o texto é da capa de um livro, não tem problema, mas se for um texto visivelmente colado ali e ele ocupar mais de 20%, há problemas sim.
Outra dica interessantíssima é usar um banco de imagens livres de direitos autorais. Usar imagens protegidas por direitos autorais é perigoso porque pode trazer uma série de problemas à pessoa infratora.
É possível encontrar na internet bancos de imagens livres desses direitos. Guarde a dica!
Para cada post impulsionado, uma pessoa conta com seis imagens para serem inseridas no anúncio. É possível colocar coisas além das imagens, como slides e vídeos.
Coloque o que você acha mais bonito e chamativo para o possível cliente, mas se atente a algumas dicas de predefinição.
Por exemplo, se o seu conteúdo é direcionado para as mulheres, é interessante fazer um post com mais luzes e cores, pois elas costumam gostar desse tipo de coisa. Elas também tendem a gostar de promoções e parcelas fixas, então, se o seu público for o feminino, você já sabe o que fazer.
Entretanto, se o seu público for o de homens, é importante ter em mente que eles costumam gostar de cores mais sóbrias, de arestas e preços. Também se interessam muito pela palavra “negociação”, então tenha isso em mente antes de criar os anúncios.
Dê uma espiada em seus concorrentes
Para ficar mais fácil implementar os impulsionamentos em seus posts do Facebook, dê uma olhada nas páginas dos seus concorrentes, principalmente se eles forem mais experientes nessa plataforma.
Dê uma olhada nos anúncios que eles produziram, para então fazer anotações.
Anote exatamente tudo o que gostar e tudo o que não gostar. Então, você deve se perguntar por qual razão gostou de determinados itens e porque não gostou de outros.
E, assim, você saberá com mais clareza o que implementar nos impulsionamentos das suas publicações.
A importância de manter a frequência
Não se engane, é muito importante manter a frequência de publicações. Claro que nem todo conteúdo criado deve ser impulsionado, mas sempre é preciso postar.
O conteúdo orgânico, por exemplo, deve seguir uma rotina. E é também com rotina que você deve fazer o impulsionamento de alguns de seus posts.
Separe momentos para publicar postagens mais interessantes e que podem lhe trazer algum resultado interessante, para então impulsioná-las.
É válido mudar as suas estratégias de tempos em tempos, para que você comece a perceber o que está funcionando e o que não está, mas se atenha à frequência de impulsionamento quando sentir que está impulsionando de maneira certa.
Outros canais de divulgação
O Facebook é uma gigante rede social muito interessante para fazer impulsionamentos de posts.
Todavia, nem sempre os criadores de conteúdo que atuam no Facebook se limitam à publicação de posts nessa rede social, publicando-os também no Twitter e Instagram, por exemplo.
Não é preciso fazer o impulsionamento nessas outras redes sociais.
O seu foco é o Facebook, e a publicação da mesma postagem em outras redes sociais apenas vai funcionar como uma ferramenta de atingir públicos não tão ligados ao Facebook. Pense a respeito disso.
Use as CTAs
A CTA é a conhecida “Call to Action”, ou, em português, “Chamada para Ação”.
Trata-se de uma frase que convida o leitor a realizar alguma ação, como clicar em um link ou se cadastrar em um formulário.
É possível fazer testes A/B nesse caso, e, caso você prometer alguma coisa na CTA, como dar um e-book, cumpra.
Analise as métricas
Como última dica, é interessante dizer a importância de analisar as métricas para a evolução dos seus impulsionamentos e do seu negócio.
Veja quais posts foram mais curtidos, como são esses posts, veja que imagens foram mais clicadas e quais renderam mais conversão.
Usar desses dados é importante para que você saiba que tipo de táticas vem funcionando para a conversão dentro do seu Facebook e o que você pode fazer para cada vez converter mais gente em visualizações, curtidas, compartilhamentos e até mesmo compras.
A importância de estabelecer este plano de ação
O plano de ação é eficiente para que você mesmo saiba o que fazer e como será feito. Não basta apenas querer impulsionar e ter dinheiro para isso.
É preciso ter um conteúdo de qualidade, que vai gerar algum retorno, e é importante ter um cronograma para fazer postagens com alguma frequência.
E o monitoramento, como já explicado, é extremamente eficaz para acompanhar se o que está sendo feito está correto ou se é preciso fazer alguns ajustes para melhorar a taxa de conversão.
Veja e reveja tudo o que construiu com o passar do tempo, para que saiba se está andando no caminho certo.