O Google é a maior plataforma de buscas da internet e o site mais acessado do mundo. É muito provável que diversos dos seus clientes em potencial estejam neste momento fazendo pesquisas relacionadas a seu negócio. Sua empresa está em destaque entre os resultados? Que tal utilizar o poder do Google Adwords para aumentar seus leads e clientes?
Apesar da execução da sua campanha não ser um processo tão complicado, é necessário que você se atente à alguns detalhes, acompanhe nosso passo a passo e crie sua primeira campanha!
- Palavras-chave
- Criando a campanha
- Configurando sua primeira campanha
- Lances e Orçamentos
- Palavras-chave
Antes de encarar a interface do AdWords, você precisa estar munido de palavras-chave suficientes. Pesquise e anote todas as palavras-chave que os seus clientes poderiam vir a usar em uma busca sobre seus produtos e serviços.
Por exemplo, se você possui um e-commerce (loja virtual) sobre livros de culinária, é muito provável que seus clientes procurem nos mecanismos de buscas por “comprar livros de culinária online” e palavras-chave específicas como “livros culinária”.
Se você estiver com dificuldades para encontrar palavras-chave adequadas para sua campanha, você pode optar por utilizar a ferramenta chamada “Planejador de palavras-chave”.
Dentro da ferramenta, digite as palavras que já tem em mente para a sua campanha e acompanhe outras sugestões de palavras que o Google irá apresentar. Por exemplo, no seu negócio de livros culinários, além das palavras já citadas nesse guia, poderiam ser sugeridas as seguintes palavras: “e-commerce livros culinária”, “loja online de livros”, “livros sobre pratos culinários”. Nesta mesma área, você também poderá ver o tráfego estimado para a sua campanha e o preço médio do CPC (custo por clique) de cada palavra. Com essas informações, você já pode ter uma noção superficial de como está a procura e concorrência do mercado do seu negócio.
No momento em que você for criar a primeira campanha, aparecem diversas opções de formatos. Veja a lista com as especificações de cada tipo de campanha e escolha a que encaixa melhor nas necessidades do seu negócio:
Rede de Pesquisa com exibição em Display: Os anúncios serão exibidos na Rede de Pesquisa e Rede de Display do Google em todos os dispositivos. Esta pode ser uma boa opção se você estiver precisando aumentar CTR (click-through rate – índice de qualidade da campanha) rapidamente, pois o seu anúncio será visível para o maior número de clientes potenciais.
Rede de Pesquisa: Os anúncios aparecerão nos resultados de busca do mecanismo de busca e sites relevantes que fazem parte da Rede de Pesquisa.
Rede de Display: Os anúncios serão exibidos em sites da Rede de Display, que incluem todos os sites de parceria do mecanismo de busca – como YouTube e Gmail.
Google Shooping: Os anúncios aparecerão na área de produtos de e-commerce do próprio Google, portanto, é um formato mais indicado para sites de vendas de produtos.
Vídeo Online: Esta opção irá colocar seus anúncios no YouTube e outros sites na Rede de Display que são relevantes.
- Criando a campanha
Vamos aos primeiros passos?
- Crie sua conta: acesse https://www.google.com.br/adwords/ e clique em “começar agora”;
- Preencha seu endereço de e-mail e insira o site da sua empresa;
- Insira seus dados e confirme;
- Caso já tenha uma conta em qualquer dos serviços do Google, como Gmail ou YouTube, é possível fazer login no Google Adwords com essas informações;
- Preencha o fuso horário e sua moeda (servirá para a cobrança dos anúncios);
- Acesse sua conta com o login e senha registrados;
- Escolha a forma de pagamento (pré-pago, com boleto, ou pós-pago, com cartão de crédito);
- Insira os dados para a emissão da nota fiscal do Google Adwords para você.
3. Configurando sua primeira campanha
Antes de iniciar sua campanha, é preciso planejar.
O planejamento em Google Adwords envolve algumas questões muito importantes, como um objetivo para sua campanha. O que você pretende com esses anúncios? Vender um produto? Divulgar um conteúdo? Atrair leads para o seu site?
Depois do objetivo definido, escolha sua oferta de valor.
Qual é o produto do seu link patrocinado? O que você vai oferecer para que as pessoas cliquem nele? Em seguida, faça uma lista de palavras-chave relacionadas a essa oferta.
Por exemplo, se você está vendendo um relógio, pode listar algumas palavras-chave como:
- Relógio da marca X;
- Relógio à prova d’água;
- Relógio melhor custo benefício;
- Relógio bussola, etc.
Depois de criada a lista, vá até a aba “campanha” e selecione “criar sua primeira campanha”.
- Configure o tipo de campanha (se para a rede de pesquisas ou a rede de displays);
- Dê um nome para sua campanha;
- Selecione os dados demográficos e o idioma;
- Em “redes”, defina se seus anúncios serão exibidos somente para desktops ou dispositivos mobile;
- Defina seu lance ou selecione “lance automático” para que o Google defina o melhor valor;
- Defina seu orçamento diário;
- Salve as configurações.
- Lances e Orçamentos
Durante a criação da sua campanha será necessário que você escolha a sua estratégia de lances para o CPC (custo por clique). Este momento é importante para a definição do custo com Links Patrocinados. Ao selecionar a opção de lance, você poderá decidir se deseja definir manualmente os lances para cada clique ou se você quer que o AdWords defina lances automaticamente para ajudar a maximizar os cliques dentro do seu orçamento definido.
No Google, o custo de um clique pode mudar ao longo do dia, funcionando como um leilão, dependendo do volume de anunciantes e dos lances oferecidos pelos mesmos nas palavras-chaves da campanha. Escolha a opção de lances que funciona melhor para o seu negócio:
CPC: Neste caso (custo por clique), a cobrança só é feita quando alguém clica em seu anúncio. Esta é uma boa opção caso você esteja focado em aumentar o tráfego para o seu site.
CPM: O custo por mil impressões é usado na Rede de Display. Isso é útil se você estiver com uma campanha voltada para o branding da sua marca, pois foca em volume de exibições para seu anúncio.
CPA: No custo por aquisição, a cobrança é feita quando a pessoa que clicou no seu anúncio é convertida em uma venda/cadastro/download. Isto pode ser usado com acompanhamento de conversão e outras aplicações.
Depois de decidir qual será a sua estratégia de lances e o seu orçamento diário, você poderá colocar a sua primeira campanha para rodar.