Já ficou muito claro que conhecer o que os internautas dizem sobre as marcas e acompanhar o modo como eles interagem com as empresas pode ser um grande diferencial nos negócios. Nos tempos atuais é um grande diferencial competitivo monitorar as redes sociais e conseguir identificar oportunidades de negócios.
Todas as grandes empresas do mercado dedicam um bom tempo e um grande volume de recursos para isso. Elas já descobriram o excelente retorno que podem ter quando acompanham de perto o que os clientes falam de suas marcas.
Saiu na Folha de São Paulo o caso de um cliente que fez um vídeo reclamando que a Brastemp não resolvia o problema de sua geladeira. O vídeo no YouTube teve mais de 800.000 acessos e o assunto ficou entre os 10 mais no Twitter. Obviamente a Brastemp resolveu o seu problema, mas o estrago já estava feito.
Porém o mais importe de acompanhar de perto as redes sociais e a identificação de oportunidades para seu negócio. Lembre-se, quem chega primeiro bebe água limpa.
Talvez você ainda não tenha um profissional dedicado exclusivamente a monitorar as redes sociais, ou mesmo nem tem muito acesso a
Mas como fazer isso sem comprometer o seu orçamento?
Conheça as ferramentas gratuitas que podem lhe auxiliar no monitoramento das redes sociais identificando oportunidades para seus negócios.
Alertas do Google – é muito simples de utilizar. Você escolhe as suas palavras-chave e o Google envia notificações por email dos recentes resultados de blogs, notícias de portais, YouTube e Google+. Acesse o http://www.google.com.br/alerts
Seekr Alerts, Search e Medi.as – envia notificações por email e busca postagens no Twitter, Facebook, YouTube, SlideShare e Blogs. Encurta URL, contabiliza cliques e agenda publicações no Facebook e Twitter. Acesse http://seekr.com.br/
Hootsuite – monitora cinco redes sociais, agenda mensagens e possui relatório básico de analise. Acesse https://hootsuite.com/
E.Life Buzzmonitor – Verifica até 500 posts do Facebook, Twitter e Blogs. Acesse http://elife.com.br/
Pela nossa experiência, acredito que você deve associar o Google Alerts e uma das outras ferramentas, pelo menos. Essa decisão depende da sua planejamento da sua estratégia de marketing digital.
Nós fizemos um infográfico para entender melhor o processo.
Curtiu? Então compartilhe com seus amigos.
Abraços e até a próxima.