Você já imaginou poder aplicar sua estratégia de marketing dentro do LinkedIn, a maior rede profissional do mundo? Se ainda essa ideia não passou pela cabeça, saiba que você deve aprender como funciona o LinkedIn Ads para utilizá-lo. Com cerca de 400 milhões de usuários, o LinkedIn, além de ser uma poderosa ferramenta para fazer networking, você pode divulgar seus produtos e serviços com campanhas inteligentes e com inúmeras formas de segmentação.
Já explicamos mais detalhadamente em outro post sobre o que é o LinkedIn e porque você deve utilizá-lo para o seu negócio. Apos você ter tirado todas as suas dúvidas sobre, é hora de colocar o plano de marketing em ação e começar a criar anúncios efetivos no LinkedIn após ter lido esse texto. Garanto que ele será bem objetivo e esclarecedor e você estará pronto para executar suas ideias de campanhas por lá!
CRIE UMA CAMPANHA NO LINKEDIN
Para que você crie uma campanha no LinkedIn, é necessário acessar o LinkedIn Ads. Após logar, você será direcionado para o gerenciamento de campanha. Você pode optar por criar sua campanha através do próprio perfil pessoal ou utilizar uma conta business para isso. Caso seja mais de uma pessoa a fazer o gerenciamento das campanhas, o interessante é que você utilize o perfil da sua empresa e acrescente novos usuários para se tornarem administradores.
DEFINA A CAMPANHA
Seja criativo e defina um nome bem objetivo para sua campanha. Dessa forma você consegue saber exatamente do que se trata cada campanha organizando-as pelo nome. Em seguida, escolha um idioma e o tipo de mídia que você irá utilizar: básica ou vídeo. Na básica, você poderá utilizar imagens e texto para criar sua campanha. O modo vídeo exige até 30 segundos para veiculação, para a mensagem ser passada de maneira mais objetiva e eficaz.
Defina também qual será a URL de destino da sua campanha, podendo variar de acordo com o seu planejamento. Você pode escolher entre o seu site ou uma página do linkedin para isso. Pode direcionar sua campanha para a página do produto ou serviço que será veiculado, para uma landing page específica, entre outros.
COMECE A CRIAR SEU ANÚNCIO
Agora que você já definiu as informações básicas sobre o anúncio, é hora de “botar a mão na massa” e começar a criá-lo!
Para isso, é importante sempre se lembrar para qual público é dirigido o anúncio que você quer criar para não perder o foco e sua campanha ir por água abaixo. Lembre-se de criar personas para seu planejamento, garantindo que você fale com uma linguagem mais próxima possível do seu público ideal.
Escolha e trabalhe bem as imagens que você deseja veicular, sempre pensando no objetivo da campanha. O texto deve ser bem estruturado, informativo e que chame atenção do seu público ideal. Solte a criatividade e mantenha foco!
Uma boa ideia é você utilizar call-to-actions em suas imagens destacando-as para chamar atenção dos usuários. Vale utilizar cores mais vibrantes para destacar o que deseja transmitir, podendo ser uma oferta de e-book, por exemplo.
É bom não se esquecer que os títulos de anúncios possuem um limite máximo de 25 caracteres em sua criação, enquanto o texto possui limite de 75.
E, por fim, você pode fazer até 15 variações de um anúncio. Esse recurso é ótimo para que você crie formatos diferentes e faça combinações diversas de texto e imagem.
DEFINA SEU PÚBLICO
Nesta etapa você precisa definir de maneira bem específica qual será o público-alvo da campanha, a menos que você queira que seus anúncios sejam um fracasso em alcance e relevância. Você pode segmentar por: informações básicas do público (sexo, idade), localidade, setores de uma empresa, cargos de profissionais, grupos no LinkedIn, entre outros. Viu como as possibilidades de definição de público são muitas?
ESCOLHA O TIPO DE PAGAMENTO
Após você finalizar toda a etapa de criação e personalização do seu anúncio, é hora de escolher o tipo de pagamento da sua campanha. São duas as formas de pagamento: CPC (Custo por clique), quando alguém clica no anúncio, ou CPM (Custo por Mil), quando atingir mil impressões. Lembre-se que o valor mínimo para anúncios é R$4 e o orçamento diário a R$20.
Uma dica valiosa é fazer testes aos poucos, verificando qual é o melhor horário para veicular a campanha, se vale a pena ou não fazer um orçamento alto e SEMPRE monitorar os resultados no Gerenciador de Campanhas. Assim você não corre o risco de repetir os mesmos erros e sempre estará otimizando sua campanha para que ela alcance o sucesso que você tanto deseja.
Agora você aprendeu de vez como funciona o LinkedIn Ads com as dicas acima e já pode iniciar e lançar, na prática, suas campanhas!
O LinkedIn Ads, definitivamente, é uma ferramenta potente para criar campanhas estratégicas para seu negócio. Se você deseja estar à frente do mercado, gerar mais leads e vender mais, não deixe de lado essa opção mais segmentada para o seu planejamento de marketing.
Você ainda tem dúvidas sobre como anunciar no LinkedIn? Se sim, você pode deixar um comentário logo abaixo ou entrar em contato diretamente com a 2ck Marketing Digital, especialista em soluções de Marketing para Web, focada em entregar resultados para seus clientes.