Criar o conteúdo em si não é a parte mais desafiadora, o desafio maior é fazer com que o seu conteúdo se torne interessante ao ponto de se tornar um viral, ganhar repercussão e atingir um número elevado de pessoas. Na hora da produção de conteúdo, é importante levar em consideração alguns aspectos para que suas ações elevem as chances de obter sucesso através do que está sendo dito, tais como: questionar-se sobre a clareza de informações, fazer com que o conteúdo esteja de acordo com o público que se deseja atingir (como o linguajar, a questão visual, etc.), fazer com que o seu conteúdo tenha uma disposição inovadora e diferente, que fará com que o seu conteúdo se sobressaia quanto aos demais.
Uma vez que o principal foco da maioria das empresas em mídias sociais seja tornar o conteúdo compartilhável, em grande escala, com o máximo de interação possível, é importante seguir alguns passos para que isso torne-se possível, tais como:
- Valores compartilhados: crie uma fase curta para descrever como a ideia se encaixa nas atitudes da marca e clientes. Uma boa solução a isso são as famosas hashtags, como por exemplo: #Nike #MakeitCount
- Valor agregado: defina uma mensagem para descrever como a ideia contribuirá com a marca. Por exemplo: “Nike+ permite que as pessoas compartilhem seus progressos em exercícios com seus amigos.”
- Capital social: faça uma frase para descrever como a ideia pode contribuir para o usuário em sua rede social. Por exemplo: “uma intervenção por e-mail permite que as pessoas pareçam ser divertidas e inteligentes, além de ajudar os amigos a descobrir novas ferramentas de produtividade.”
- Por que?: desenvolva uma mensagem para descrever os motivos para o público se envolver: “[O assunto] me interessa no Facebook porque eu me importo com [A] e isso agrada meu senso de [B].”
- Por que compartilhar?: Pense em uma frase simples para descrever os motivos pelos quais as pessoas buscarão compartilhar sua ideia: “Eu compartilhei [o assunto] no Facebook porque perimte que eu ofereça [ABC] aos meus amigos.
- Missão: baseado nos passos anteriores crie uma frase simples para resumir a missão geral da campanha, envolvendo as propostas da sua marca.
Ao seguir nossas dicas e ter cautela e cuidado na hora da criação do conteúdo, conte com uma boa equipe capacitada para a inserção desse conteúdo na internet, de forma que atinja o seu público de interesse e o retorno seja satisfatório. Lembre-se, a junção de um bom conteúdo com profissionais responsáveis para fazer com que sua marca seja reconhecida pelo público-alvo é primordial para o seu sucesso e satisfação profissional.