Ao desenvolver um site, uma das maiores preocupações deve ser criar um conteúdo focado em comunicar ao seu público-alvo:
O que sua empresa é;
- O que ela faz;
- Que ela atende, e
- Como pode resolver os problemas do seu cliente.
O conteúdo tem grande importância na comunicação de sua proposta de valor, uma vez que caso você falhe na comunicação ou falte alguma informação relevante, o design do site perde o sentido, e os designers serão considerados apenas pintores, que marcam uma tela vazia para manter estruturas imaginárias. Pensando nisso, para garantir maior efetividade do seu site, há a necessidade de conectar intimamente o conteúdo ao design visual. Eles devem ser complementares, e, juntos, passar total sentido focados no público-alvo e embasados no negócio da sua empresa.
O conteúdo deve ser muito bem elaborado, pois será a partir dele que seus clientes entenderão quais são os princípios da sua empresa e além disso ele será o maior influenciador no processo de decisão dos futuros clientes. Para que você consiga determinar e elaborar um ótimo conteúdo para o seu site, nós separamos os cinco maiores problemas detectados junto à diversas empresas e as melhores soluções de nossa equipe para cada situação.
Problema 1 Conteúdo desconexo
Em muitos dos casos, ao criar o conteúdo há a desconexão entre os diversos conteúdos implementados no site. Isso ocorre quando os textos são elaborados por diversas pessoas e não são revisados e ajustados com o objetivo de que todo o conteúdo do site “fale a mesma língua” e se complemente. Isso faz com que o site fique confuso, e, embora os textos separados estejam claros e coesos, quando se analisa em conjunto, fica difícil chegar a uma conclusão sobre o negócio. Os textos podem, inclusive, entrar em contradição em algum momento e fazer com que os navegantes do seu site fiquem com muitas dúvidas. Tal fato pode, ainda, tornar um influenciador negativo na tomada de decisão, que fará com que o potencial cliente opte por outra empresa concorrente que consiga responder com maior precisão suas dúvidas e suprir suas necessidades.
Solução:
Uma forma de evitar essa desorganização é manter a criação de conteúdo de forma centralizada. Ter o cuidado de criar de forma coesa e conexa é essencial, mesmo que duas ou mais pessoas fiquem encarregadas de criar o conteúdo. Após finalizado, revise todo o conteúdo e se certifique que não há nenhuma desconexão e que todos os itens presentes no conteúdo tenham relação com o foco central da empresa. O ideal é que uma pessoa que não participou da criação do conteúdo faça a revisão. Um bom conteúdo aliado a um bom design fará com que seu site seja peça essencial e influenciadora ao sucesso da sua empresa.
Problema 2: Conteúdo desatualizado
O conteúdo está ficando cada vez mais orgânico, isso faz com que seja necessária a mudança e adaptação constante nos conteúdos, pois, assim como uma árvore, ele cresce, perde as folhas, ganha novos ramos e provavelmente é cortado e esculpido em algum momento. Além de revisar continuamente o que você escreveu e analisar se ainda esta relevante aos leitores, você deve se preocupar se os mecanismos de busca, como o Google estão indexando corretamente seu conteúdo. É essencial que mantenha o site atualizado através de sistemas de gestão de conteúdo (CMS) bem gerenciados, para que não fique defasado e você se prejudique com isso, como podemos observar em alguns sites no mercado competitivo dos dias atuais.
Solução:
Para evitar que o seu site esteja com conteúdo desatualizado, com conteúdo inexistente ou corrompido, opte por dar uma checada contínua no conteúdo do site. Quanto mais dinâmico for o seu mercado, maior será a obsolescência do seu conteúdo. Muitas vezes, o conteúdo de um site permanece em constante modificação para a certificação que está de acordo com os seus princípios perante as mudanças internas e externas que envolvem o seu negócio e todo o seu público de interesse, assim como as buscas orgânicas nos sites de pesquisa, em destaque, o Google. Outro elemento importante é a análise dos resultados do Google Webmaster Tools. Nele você consegue ver perfeitamente as páginas indexadas e saber como o Google está lendo o seu site e em que posição está cada página. Você deve acompanhar continuamente os resultados para entender o caminho de seu conteúdo.
Problema 3: inconsistência e incoerência
Em muitos casos, pode-se perceber a existência de conteúdos sem nenhuma consistência e coerência em sites. As informações ficam soltas, sem sentido, e isso acaba fazendo com que o que foi dito através daquele conteúdo não tenha credibilidade e não passe confiança. A consistência refere-se a um termo de muita importância quando se trata de uma plataforma que tem objetivo comercial de uma marca e que deseja tornar a marca conhecida através daquilo que está sendo passado. O mesmo vale para um empreendedor ou uma PME que deseja conquistar o mercado.
Solução: Para garantir que o seu site não sofra as conseqüências de um conteúdo sem consistência, sugere-se a utilização de um modelo de conteúdo. Os modelos de conteúdo atuam como bons auxiliares na hora da elaboração, pois irá te dar um bom embasamento para a criação coesa do conteúdo a ser inserido no site. Nós gostamos de fazer um roteiro de conteúdos e ir acompanhando cada página lançada no ar. Assim você sabe o que já escreveu e os resultados de cada uma dela e mantém sempre um controle sobre o que ainda deve escrever.
Problema 4: Site não é visto em celular e tablet
Outro problema constante é a falta de adaptação nos conteúdos para diferentes dispositivos, tamanhos e formas de tela. O conteúdo deve ser adaptável, ou seja, se adequar em diferentes dispositivos, cenários e usuários, para que o conteúdo possa ser visto da forma em que foi planejado independente desses fatores. Isso garantirá que o seu site não sofra alterações e mudanças de dispositivo para dispositivo, mas que mantenha um padrão coeso de visualização. Este aspecto é de grande importância, uma vez que cada vez mais, as pessoas não utilizam de computadores para navegar na internet, mas sim de dispositivos menores, como Smartphones e Tablets.
Solução:
Para não ter problemas com a visualização do seu site em diferentes dispositivos, cenários e usuários, opte em um modelo de site responsivo, isso garantirá que não se encontrem problemas de formatação ou erros de exibição do conteúdo ao navegar pelas páginas do site. Outra dica importante é manter o seu conteúdo apto a adequar a diferentes tamanhos de telas, sem fazer com que a atenção seja dispersa por um texto que seja “grande demais” quando abertos nos Smartphones e Tablets. Opte ainda por inserir, junto a textos, imagens, ícones e listas que te ajudarão a não fazer com que o seu site seja cansativo e que não disperse a atenção das pessoas. Esse tipo de cuidado garantirá maiores propensões de leitura e usabilidade do seu site pelo seu público de interesse.
Problema 5: Falta de qualificação da equipe
Criar o conteúdo de um site é, com certeza, a tarefa mais importante e mais estratégica dentro de um projeto de atuação na internet, mas em muito casos é um verdadeiro castigo para quem recebe essa tarefa. Observamos que muitas vezes, as empresas por não terem a correta dimensão da importância do conteúdo acabam delegando essa atividade á um pessoa sem tanta capacitação. Essa estratégia é adotada para não “atrapalhar” o desempenho das tarefas do dia a dia da empresa e, por entender que o conteúdo é uma parte menos relevante do projeto de criação do site. Em alguns casos o conteúdo até passa por uma revisão de um profissional mais experiente ao final do processo, mas a sua essência já está contaminada com a mediocridade.
Solução:
Envolver os melhores profissionais da empresa na criação do conteúdo é uma regra essencial para o sucesso do projeto de criação do site. De nada adiante estruturar um bom projeto, escolher a melhor ferramenta de CMS, escolher o design mais apropriado ao negócio da empresa se na hora de criar o conteúdo, essa atividade é relegada a um profissional pouco competente. O correto é formar uma equipe de alto nível responsável pelo conteúdo e atribuir as tarefas à cada um como criação do conteúdo de produtos e serviço, definição da personalidade da empresa (missão, visão e valores), escolha dos slogans e frases de impacto e do conteúdo da home do site. Depois temos de analisar toda a coerência e integridade da comunicação para manter a coesão fundamental para o sucesso do site.
A maioria de nossos clientes, entende que eles não tem tempo nem os profissionais ideias para essas tarefas e portanto, nossa equipe deve assumir essas tarefas e envolver a equipe do cliente no briefing e na validação do conteúdo. Com isso garantimos um processo mais profissional e fluido, sempre tendo como foco o objetivo de nosso projeto: a criação de um site que aumente as vendas do cliente.
Conclusão
Agora que você está por dentro dos principais cuidados que devem ser tomados na hora da elaboração do conteúdo de seu site, mãos a obra! Não deixe de tomar os devidos cuidados para que a eficácia do seu site seja certeira. Lembre-se que o conteúdo é a parte de maior importância do site na visão de seu público de interesse. Será através dele que seu negócio se tornará conhecido e seu público alvo irá decidir se escolhe seu concorrente ou você.